Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de junho de 2011

RESUMO SOBRE DIABETES.(trabalho de química)

A diabetes é um problema de saúde importante, que atinge 8% da populaçao brasileira , e que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo. É uma alteração metabólica crónica e complexa, que se caracteriza por anomalias no metabolismo dos açúcares (glicose), das proteínas e das gorduras. Esta alteração é causada por uma insuficiência na produção de insulina, que, faltando no sangue ou sendo produzida em menor quantidade, impede o organismo de utilizar normalmente o açúcar, ficando acumulado numa alta concentração no sangue. Denomina-se glicemia à quantidade de glicose no sangue e quando esta se encontra aumentada diz-se que o doente está com hiperglicemia.


Responsável por 10% dos casos, as pessoas dependem de insulina para poderem viver e apresentam um conjunto de sintomas iniciais muito nítidos, sendo frequente em crianças e jovens.

surgindo de modo súbito, com sintomas clássicos. Estes são: urinar muito (a criança pode voltar a urinar na cama); ter muita sede; emagrecer rapidamente; grande cansaço, acompanhado de dores musculares intensas; dores de cabeça, náuseas e vómitos.
O diagnóstico da diabetes é geralmente feito quando o doente sente algum ou vários sintomas e consulta o médico, que lhe pede para realizar análises ao sangue e à urina (um dos parâmetros mais importantes é o valor da glicemia).
Os doentes necessitam de uma terapêutica com insulina para toda a vida, porque o pâncreas deixa de a produzir. A insulina é administrada por injecção, e o doente é ensinado a fazer a auto-administração. O objectivo é manter o açúcar no sangue dentro dos valores considerados normais para que os doentes se sintam bem e sem nenhum sintoma da doença.
Um diabético pode ter uma vida perfeitamente normal, se a doença for devidamente tratada, sendo fundamental que o diabético se ajude e vigie a si mesmo, e controlando a sua doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário