Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de junho de 2011

RESUMO SOBRE DIABETES.(trabalho de química)

A diabetes é um problema de saúde importante, que atinge 8% da populaçao brasileira , e que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo. É uma alteração metabólica crónica e complexa, que se caracteriza por anomalias no metabolismo dos açúcares (glicose), das proteínas e das gorduras. Esta alteração é causada por uma insuficiência na produção de insulina, que, faltando no sangue ou sendo produzida em menor quantidade, impede o organismo de utilizar normalmente o açúcar, ficando acumulado numa alta concentração no sangue. Denomina-se glicemia à quantidade de glicose no sangue e quando esta se encontra aumentada diz-se que o doente está com hiperglicemia.


Responsável por 10% dos casos, as pessoas dependem de insulina para poderem viver e apresentam um conjunto de sintomas iniciais muito nítidos, sendo frequente em crianças e jovens.

surgindo de modo súbito, com sintomas clássicos. Estes são: urinar muito (a criança pode voltar a urinar na cama); ter muita sede; emagrecer rapidamente; grande cansaço, acompanhado de dores musculares intensas; dores de cabeça, náuseas e vómitos.
O diagnóstico da diabetes é geralmente feito quando o doente sente algum ou vários sintomas e consulta o médico, que lhe pede para realizar análises ao sangue e à urina (um dos parâmetros mais importantes é o valor da glicemia).
Os doentes necessitam de uma terapêutica com insulina para toda a vida, porque o pâncreas deixa de a produzir. A insulina é administrada por injecção, e o doente é ensinado a fazer a auto-administração. O objectivo é manter o açúcar no sangue dentro dos valores considerados normais para que os doentes se sintam bem e sem nenhum sintoma da doença.
Um diabético pode ter uma vida perfeitamente normal, se a doença for devidamente tratada, sendo fundamental que o diabético se ajude e vigie a si mesmo, e controlando a sua doença.

EXERCÍCIOS: (diabetes química)

 1  -    Explique o papel da insulina no metabolismo de cada pessoa.
R: O papel que a insulina tem no metabolismo de cada pessoa é ajudar e facilitar a penetração da glicose nas células.

2 -Como deve ser a concentração de glicose no sangue do diabético que não faz o tratamento adequado, em comparação a uma pessoa que não diabética?
R:  Se o nosso corpo estiver funcionando corretamente , os niveis de glicose serão checados automaticamente, se estiverem muito altas, ou baixas, o corpo irá fazer o ajuste e ela voltara ao normal. Quando a pessoa é diabética  o corpo não faz o ajuste automaticamente, por isso os diabéticos tenque checar o nivel de glicose e ajustar corretamente. A concentração de glicose não pode estar muito alta nem muito baixa.

3 -   Identifique, a partir do texto, as realções entre manutenção da vida e metabolismo.
R: A nossa vida precisa de manutenção,ela não vai comer sozinha por nós,devemos ter cuidado nas coisas em que comemos,por exemplo o açúcar,se nós comer muitos açucares o nosso metabolismo pode ser alternado trazendo varias conseqüências. 

TEXTO DE QUÍMICA.(DIABETES)

DIABETES



A Química controla nossas vidas


Certamente você já deve ter ouvido falar em diabetes, uma dença metabólica que atinge cerca de 8% da população brasileira. Uma pessoa é considerada diabética quando seu pâncreas não produz insulina ou o faz em quantidade insuficiente. A função da insulina é facilitar a penetração da glicose nas células.Portanto, a falta dessa substância prejudica a entrada de glicose nos tecidos e todo o metabolismo dos açúcares fica alterado. Esse quadro traz consequências graves, mas pode ser controlado com medicamentos e injeções de insulina, que compensam a disfunção do pâncreas . Assim, os sintomas da doença desaparecem, e o diabético pode levar uma vida praticamente sem restrições. No parágrafo anterior, foram citadas duas substâncias, a insulina – que é uma proteína – e a glicose – açúcar. Temos centenas de substâncias diferentes dentro de nossas células, que participam das inúmeras reações químicas do metabolismo. Toda nossa atividade biológica,em outras palavras, a manutenção da nossa vida, depende desas substâncias e das reações que ocorrem entre elas. 
Além de água – o componente mais abundante da célula viva – e dos sais minerais, as demais substâncias são agrupadas basicamente em quatro categorias: os carboidratos (entre os quais os açúcares são exemplo), os lipídeos (como os óleos, gorduras e ceras), as proteínas (como a insulina, já citada) e os ácidos nucleicos (como o conhecido DNA).